os Pilares da gastronomia japonesa

Essa importância cultural da comida e da forma como é preparada, apresentada e degustada pode ser observada nos cinco pilares da culinária japonesa. Por meio deles, é possível entender a tradição milenar que existe por trás dos alimentos e do seu preparo. Conheça cada um dos pilares:

1. Cinco sentidos
O ritual gastronômico do Japão requer que o alimento seja apreciado através dos cinco sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição). Além dos gostos e dos cheiros, aspectos como a composição do prato, os utensílios utilizados, a apresentação da comida, a textura do alimento e o som do preparo dos alimentos possuem grande importância na culinária japonesa.

2. Cinco cores
Existe uma prevalência de cinco cores específicas quando se trata de comida no Japão. São elas: branco, preto, vermelho, verde e amarelo. Esses tons possuem relevância em suas origens budistas e podem ser vistas não só na comida, como em templos e obras de arte. Para os japoneses, as cores também possuem um valor nutricional maior se combinadas e aumentam o prazer visual dos pratos.

3. Cinco sabores
Fazem parte deles o doce, o salgado, o azedo e o amargo. São 4, não é mesmo? Na cultura japonesa o quinto é o umami, termo que vem da palavra japonesa umai, que significa delicioso. Esse diferente sabor foi descoberto pelo cientista Kikunae Ikeda e tem relação com alimentos que contêm glutamato, entre eles peixes, laticínios e legumes. Trata-se de um sabor difícil de descrever e não tão agradável quando consumido sozinho, mas que provoca salivação caso consumido com outros alimentos.

4. Cinco maneiras
A preparação dos alimentos é uma arte. Existem cinco diferentes métodos: cozido, frito, cru, cozido no vapor e assados e grelhados. Com culinárias distintas dentro da sua gastronomia, é possível experimentar todos os preparos juntos na culinária Kaiseki, que oferece experiências gastronômicas únicas.

5. Cinco atitudes
Como o budismo tem grande influência na cultura japonesa, na gastronomia não é diferente. A doutrina budista observa e respeita cinco atitudes básicas para o momento da refeição, principalmente se realizada em um templo. É uma forma de agradecer antes de consumir os alimentos. É uma forma de agradecer antes de consumir os alimentos. As 5 atitudes são:

Refletir sobre o trabalho realizado até a comida chegar você;
Fazer uma reflexão sobre ser merecedor da refeição;
Ter a mente livre do egoísmo e da ganância ao saborear uma refeição;
Pensar que cada alimento é um remédio eficaz para manter a saúde do corpo;
Aceitar os alimentos para que seja possível cumprir a tarefa de iluminação.

Compartilhar
Copyright © 2020 Rei do Sushi - Todos os direitos reservados
Delivery Rei do Sushi- logo
DELIVERY A partir das 12h